
Serviços de engenharia e
arquitetura não são comprados por muitas pessoas muitas vezes na vida.
Destarte, é evidente que nosso produto não é um produto de consumo de massa,
logo, as regras clássicas de marketing não se aplicam. Uma importante
ferramenta de venda para produtos de engenharia e arquitetura, esta relacionado
ao contato direto, privilegiando aspectos didáticos da comunicação direta como
visitas pessoais, malas diretas além de proporcionar a propaganda “boca a
boca”.
Dentro deste contexto, o uso de
técnicas de oratórias revela-se imprescindível. Saber comunicar-se verbal e
corporalmente com seu cliente durante a etapa de negociação, evidenciará sua
capacidade de persuasão e defesa de ponto de vista. Isso fará a diferença na etapa
de venda. O uso correto da língua vernácula e consequente vocabulário
apropriado ao diálogo proposto farão a diferença no momento de se fechar
negócio. Em minhas palestras onde abordo este assunto, sito o exemplo do então
Ministro da Educação Paulo Renato ao conceder uma entrevista à imprensa, para
falar sobre o desempenho de sua pasta no segundo mandato do governo do
presidente Fernando Henrique Cardoso. Um dos repórteres solicitou que se
manifestasse sobre o ENEM, aliás, projeto vitorioso empreendido pelo ministro.
A resposta de Paulo Renato pecou pelo descuido na introdução da resposta. Ou
seja, ao fazer uma avaliação de seu produto, iniciou assim: “Eu acho que o ENEM
é um sucesso!”. A questão é: “Acha” ou é um sucesso? Atente a importância e a
forma com que as palavras são inseridas no contexto de sua negociação, pois a
não observância deste fundamento, poderá descreditar seu produto.
Sempre que abordo o tema, em
palestras ou em sala de aula, recomento o investimento em cursos de oratória,
leituras relativas a noções de direito, contabilidade empresarial, técnicas de
liderança e áreas afins, pois será através da aplicação destes conceitos que
conseguirás transformar a engenharia em um negócio lucrativo.
Excelente artigo. Concordo com tudo, e com certeza a boa comunicação é a alma do negócio.
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