segunda-feira, 19 de julho de 2010

Geração Frankenstein.

Segundo um ditado popular, quem não lê não escreve!.

Também é fato que estamos vivenciando um momento de transição nos meios de comunicação, afinal, quando foi a ultima vez que o caro leitor inseriu uma carta no correio? Muitas de nossas crianças nem sabe qual a função do correio.

Pois bem. O fato é que somos diariamente bombardeados por informações em tempo real, disseminadas de maneira agressiva em nosso cérebro. Até pouco tempo atrás, e bem pouco tempo mesmo, a grande dificuldade era encontrar a informação. O acesso era difícil, movia-se o mundo para conseguir acesso a um artigo técnico, por exemplo. Hoje é o contrário. A informação esta ali, à disposição 24 horas por dia. Houve por tanto, uma mudança em nosso cotidiano. Nos dias atuais, a dificuldade não é em buscar a informação, mas sim, em o que fazer com ela, como filtra-la, como maximizar seu resultado. No entanto, na contramão de evolução, qual o motivo de nossos jovens estudantes possuírem tamanha dificuldade em expressar suas idéias de maneira escrita ?

O acesso rápido a informação, em minha humilde opinião, acaba diminuindo a capacidade de discernimento do leitor, pois se ele não entendeu determinado texto ou opinião, basta digitar “palavras chaves no google”, que alguma resposta imediata aparecerá, ou seja, não precisa pensar, raciocinar, refletir sobre o tema. Isso é coisa do passado. O que eu preciso saber é: digitar no “google”.

Sinto que estamos repetindo a saga de Victor Frankenstein, pois nossa atual “estrutura educacional” baseada em índices ou indicadores, formam indivíduos que sabem ler e escrever, mas continuam analfabetos funcionais, pois não sabem ou não são estimulados a pensar. E assim, a vida segue...

21 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Na minha humilde opinião, acho que vai de cada um, saber ou não filtrar uma informação, fazer um trabalho por completo ou apenas copiar tudo da internet. A evolução da tecnologia é boa para todo o mundo, basta saber usá-la.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com voc~e Zanela, mas a partir de que momento nos tornamos apenas repetidores das informações e não mais agentes ativos?

    ResponderExcluir
  4. A partir do momento em que você absorve informaçoes de apenas um texto e não se interessa em ir atras de outras fontes. Acaba se limitando a apenas uma página de internet, essa sim é a geração Frankenstein.

    ResponderExcluir
  5. A ¨geração frankenstein¨ originou-se no arremedo de informações compiladas da internet; o não querer pensar e sim copiar é fruto de jogos e respostas rápidas por um mundo cada vez mais competitivo. O pensar lógico agora é a bola da vez. Penso que acabou o floreio na escrita pelos jovens. Agora os meios justificam os fins. Adilson urbano

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente, o uso inadequado desses meios de comunicação afeta diretamente no nosso dia a dia. Prejudicando nossa leitura, nossa forma de raciocínio e em alguns casos, nossa postura diante de uma sociedade. Perdeu-se a graça da comunicação por meio de cartas, afinal é muito mais simples e mais rápido mandar um email. É mais fácil “você ir” ao Google e digitar a sua dúvida do que ir a uma biblioteca e pesquisar em um livro. Afinal a idéia na internet esta formada, você só precisa copiar e fazer pequenas modificações. É triste ver que muitas pessoas pensam assim. E pior imaginar que isso ainda tende a piorar. Cada vez mais, pessoas tem trocado seu vocabulário correto por linguajares informais. E claro que é muito útil quando se tem a internet ao nosso favor, ela nos permite criar idéias de variáveis fontes em um curto período de tempo, afinal é um instrumento facilitador evolutivo. Mas também você precisa ter cautela, porque pode se tornar um ciclo vicioso certas manias de navegação. Não podemos culpar um meio de comunicação, pela forma inadequada que muitas pessoas passaram á utilizá-lo.
    Luanna Mayara Fabricio 1 Período de Eng. Civil.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom seu comentário Luana. Seria este processo um período de transição cultural e comunicativa?

    ResponderExcluir
  8. A arte de ler é herança da educação absorvida nos anos de vida de cada um, tanto na escola quanto com a própria familia.Um pai ao invés de comprar um livro e incentivar seu filho a ler, ele compra ou aluga um filme.Mas a realidade é que, quem não tem o habito de ler não acompanha o mundo e nem a oportunidade de crescer, pois os grandes profissionais do planeta precisão estar atualizados a cada dia.Eu não tenho o habito de ler sei que preciso mudar...

    Eduardo da Costa Freitas Eng. Civil 01/2011

    ResponderExcluir
  9. Penso que a internet seja de grande funcionalidade para nós jovens em relação ao fato de como ela é de fácil acesso. Concordo com a Luanna no ponto de que não podemos culpar um meio de comunicação, como a internet, pela forma inadequada que muitas pessoas passaram á utilizá-lo. Pois esta foi criada exclusivamente para facilitar a forma de pesquisa, estudos e comunicação. Mas infelizmente essa forma inadequada de utilizá-la esta manipulando o pensamento não só de jovens mais de pessoas de todas as idades, tamanhos e raças. E além de não se esforçarem mais para pensar, também estão criando uma serie de vícios relacionados a esse meio. Vícios que acabam prejudicando a saúde, o bem estar, e principalmente o psicológico. Acredito que essa acomodação de simplesmente “jogar no google” se deva também a forma de como a agitação do dia a dia das pessoas se tornou intensa. Porque a desculpa de todos é que o tempo é curto, e tempo é dinheiro. Por isso ninguém mais pára pra desenvolver uma idéia própria ou pensar em relação a idéias alheias. Tudo que vem é lucro e preferem acreditar nas palavras de fulanos que muitas vezes nem conhecem, do que idealizar seu próprio pensamento.

    Gabriela Effting 1 Período de Eng. Civil.

    ResponderExcluir
  10. Professor, esse tipo de transição desde sempre está embutido na nossa evolução.
    Mas, com relação à cultura dos nossos jovens, esta deixando a desejar. E é triste ver jovens inteligentes que dariam um futuro esplêndido, dando lado para outros exercícios menos educativos e produtivos. Perdendo valores que tanto beneficiaria uma sociedade.
    Antigamente não se tinha acesso à tecnologia e as pessoas eram interessadas pela cultura, pelo seu redor num todo. Hoje que se tem essa possibilidade pessoas se tornam mais acomodadas e menos interessadas.
    Porque o Brasil tende a crescer cada vez mais, a pergunta é: O que crescerá com ele?

    ResponderExcluir
  11. A internet possui uma fonte de informação quase infinita porem, não a utilizamos de forma correta, usamos para jogos e outros fins supérfluos. Vivemos um tempo em que os jovens não se interessam em buscar informações de diversas fontes, nem de ir atrás de “conteúdo”, buscar os vários lados de uma única questão. Restringem-se a uma única informação de um único site apenas. A internet de certa forma nos deixou preguiçosos não nos estimulando a pensar, pois, para achar o que procuramos apenas temos que digitar palavras chaves em um site de pesquisa e pronto, estará lá o que procurávamos, a nossa disposição. Muitos sequer lêem o que está escrito.

    Miguel Luiz Coelho

    ResponderExcluir
  12. Ainda hoje temos professores que acreditam que vão conseguir proibir a substituição da pesquisa em bibliotecas por pesquisas na web. Não que as bibliotecas vão deixar de existir, pelo contrário, elas estarão integralmente disponíveis em formato digital. O problema não esta no local pesquisado e sim na veracidade e importância do conteúdo trabalhado. Se não desenvolvermos novos métodos pedagógicos para filtragem de informações, estaremos condenados pelo excesso de informações equivocadas, disponíveis nos meios de comunicação.

    Hermes Silva dos Santos

    ResponderExcluir
  13. Sendo a Internet uma rede mundial de computadores disponível em todo o mundo, não existe neste momento nenhum outro suporte onde exista mais informação disponível,o grande problema é como saber usar as informações.Como muitos escreveram,a maioria dos jovens a utiliza apenas para se divirtir,como jogos,seriados e outros.Apesar de todos a utilizarem de uma forma incorreta,defendo que deve continuar com esse tipo de 'busca a informação' porém depende de cada um saber filtra-la e definir oque esta certo e oque não esta.Infelizmente muitos não sabem fazer,e deve depender do esforço de cada um aprender,se alguns não o fazem,no futuro teram de aprender de alguma forma,resta saber se a descoberta do erro sera da forma mais facil ou dificil.


    Marina Lapa Viana

    ResponderExcluir
  14. Creio que hoje em dia os jovens pensam muito em praticidade, esquecendo talves do necessario.
    Assim como o autor do texto expôs em sua opnião, basta digitar uma palavra nao intendida no google que la vem a resposta.
    A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.

    ResponderExcluir
  15. A evolução nos meios de comunicação, bem como nas demais áreas, é algo contínuo e sem limites.
    Da mesma forma que não podemos fechar os olhos para os avanços, ora conquistados, também cabe a cada um de nós aprender a utilizá-los de forma adequada. Tudo depende da forma como vemos tais mudanças.
    O computador, do ponto de vista da edição de textos, nos apresentou no "Word" uma excelente forma de substituição das antigas máquinas de datilografia.
    Nota-se, no exemplo citado que, houve uma evolução na ferramenta de edição, porém, a produção tem que ser nossa.
    A produção textual está diretamente relacionada à leitura e, esta última à reflexão.
    Conquistamos na internet e nos "sites de busca", nela inseridos, uma nova apresentação da informação, mas, o princípio da produção do texto deve ser preservado, é imutável.

    Otto Macário dos Passos. (486702)

    ResponderExcluir
  16. Eu chamaria de GERAÇAO NET que passao horas indo de um lado ao outro:facebook,orkut,youtube,msn,jogos online,entre outros!!Um problema de saude publica,onde os jovens se tornarao pessoal com graves problemas de saude,como depressao e obesidade!!!Cada um tem o poder de filtrar e usar de maneira correta as vantagens que o computador nos oferece!!!

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia veio para beneficiar todos, desde que se saiba como utiliza-la.
    Creio que com essa facilidade de informação, as pessoas acabaram perdendo o Hábito da leitura, que é muito bom para o desenvolvimento da mente de um ser pensante, pois como diz o texto, "você tem tudo ao seu alcance, basta digitar no Google."
    Claro que nunca deixaremos de utilizar a internet, como fonte de informação, mas devemos saber utiliza-la adequadamente.
    Não podemos deixar de ler, só porque na internet ja existe um resumo, ou porque ja existe um filme sobre aquele "tal" livro..não podemos, deixar de ir ao medico, cuidar da saude, porque na internet ja temos como saber o que temos e como cuidar...
    Não é à toa, que existem livros, não é à toa que existem medicos, não é à toa que existem engenheiros, não é à toa que existem/existiram PESSOAS que um dia buscaram compreender o mundo para sabermos tudo que sabemos hoje...
    O que será do mundo, se somente se viver no mundo virtual, se somente se basear em um "robô emissor de informaçoes"?..lembro que nem tudo que tem na internet é real, os livros pra mim, são fonte de informação mais segura...Creio que se unirmos o beneficio da leitura, com a facilidade da informação que a internet nos dispõe, seremos seres pensantes muito bem desenvolvidos, basta querer e se dedicar, e não querer que tudo que a gente queira saber/entender/compreender "caia do Google!"

    Thayse Laurentino Rosa

    ResponderExcluir
  18. Já era o tempo em que para se fazer um simples trabalho escolar era necessário ir atrás de livros e enciclopédias. Com a facilidade de acesso à internet, basta digitar "palavras chave no google", como cita o texto, e tudo o que você procura estará a disposição sem o mínimo de esforço. Essa facilidade acaba afetando no desempenho de pensar do cidadão, que fica acomodado com a praticidade oferecida. Cada um usa a tecnologia ao seu favor, da melhor forma que achar, porém, o mal uso das ferramentas leva a formação dessa geração Frankenstein.

    Gustavo Buss Sônego

    ResponderExcluir
  19. Muitas vezes é tão fácil encontrar as respostas prontas que não precisamos entender o assunto, basta pesquisar na Internet, assim estamos fazendo os trabalhos, mas o mais importante estamos esquecendo, que é a compreensão do assunto. Alguns textos simples ficam difíceis de se entender pelo fato de que não exercitamos nossa mente e assim não conseguimos absorver o conteúdo, nem separar o que esta coreto do que esta errado. Mas tudo tem seu lado bom, basta se interessar pelo assunto e ler, porque acessar é o mais fácil.
    Muitos tem na cabeça que ler é ruim, mas nunca leram um livro, e por isso preferem copiar e colar. Se unirmos o acesso fácil à informação com a leitura teremos novas idéias, com novos pontos de vista.

    RAMON BAUMANN

    ResponderExcluir
  20. Nos dias atuais, todo indivíduo necessita estar conectado diariamente se possível nas atualizações e notícias de nosso cotidiano e principalmente da área em que o mesmo trabalha.
    Sabe-se que atualmente, informações são facilmente encontradas, mas, com tanta diversificação, não se sabe qual é correta e por isso tem de se aprofundar e absorver o que tem de melhor em cada uma.
    Não pode-se encarar a tecnologia, a facilidade de acesso como algo apenas ruim, basta saber usar da forma correta e não apenas "copiar" e "colar" ou utilizar essa praticidade para coisas ruins.
    Outra coisa que pode ser percebido, no próprio Frankenstein, é a sua postura, que pode ser á de muitos ao utilizar o computador de forma incorreta (deitado, corcunda, etc.).
    Ou seja, como todas as coisas, encontramos na tecnologia, seus pontos bons e ruins, basta saber utilizar apenas os bons.
    Não se pode ficar preguiçoso com o fato de a tecnologia facilitar as coisas, tem que se encarar isso como algo que auxilia, não que resolve completamente. O mais importante e que te deixa satisfeito, é perceber que algo de saiu de si mesmo, deu certo.

    Kellyn Locks
    1º Semestre de Engenharia Civil.

    ResponderExcluir
  21. Realmente estamos vivendo num momento em que é muito fácil encontrar informações, até mesmo para encontrarmos um livro na biblioteca utilizamos a internet. E depois de inventarem o e-mail, o correio serve praticamente para nos entregar os produtos que compramos pela internet.
    O que será que o prof. Pasquale pensa a respeito disso?
    Não sei, nao consegui encontra no google.

    ResponderExcluir