Publicado há mais de um quarto de século por Ernest Schumacher, em seu instigante texto O maior recurso, a educação, o autor faz uma crítica corajosa ao ensino de engenharia:
[...] os cientistas nunca se cansam de dizer-nos que os frutos de seu trabalho são “neutros”: se enriquecerão ou destruirão a humanidade dependerá de como forem utilizados. E quem vai decidir como serão utilizados? Nada existe na formação de cientistas e engenheiros que os habilite a tomar semelhantes decisões.[...]
Reflexões a parte, o fato é que a engenharia é um instrumento de cidadania, e que pode ser utilizada para “infernizar” a vida de todo um grupo social ao invés de trazer prosperidade. Simplifico este raciocínio, utilizando uma metáfora de Fernando Pessoa, “ A luz que ilumina também pode cegar”.
É inquestionável que informação é imprescindível para que se possa chegar ao conhecimento. Contudo, não é qualquer informação que pode gerar conhecimento. Afinal, nos dias de hoje, somos frequentemente bombardeados por informações em tempo real, e precisamos desenvolver maneiras e técnicas de filtrar-las. Para que se possa atingir o conhecimento são necessários infatigáveis esforços de reflexão, correlação e depuração das informações.
Na singela visão do autor que vos escreve, apenas com o exercício e prática da leitura, é que conseguimos desenvolver estas habilidades cognitivas, que serão refletidas na maneira como oramos ou dissertamos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParabéns prof pelo seu blog,
ResponderExcluirgostei da frase "o fato é que a engenharia é um instrumento de cidadania, e que pode ser utilizada para “infernizar” a vida de todo um grupo social ao invés de trazer prosperidade. ", só espero que eu como Engenheira não infernize a vida de ninguem além do que eu ja infernizo ehheheheheheheh
bjuuu
tudo de bom.
Concordo com o texto, mesmo com a construção da bomba atômica a tecnologia empregada foi muito importante para o desenvolvimento de outras fontes de energia (energia nuclear, que inclusive é muito utilizada na Europa).
ResponderExcluirEntão acredito que a função do engenheiro é adquirir mais conhecimento para a sociedade, contudo é extremamente importante que o uso desses conhecimentos sejam utilizados para bons fins, cabe a essas pessoas terem a convicção que estamos todos no mesmo barco.
Professor esta de parabens
ResponderExcluiresses dois artigos que eu li estão maravilhosos faz ajudar ainda mas nós que estamos entrando na engenharia quando você colocou aquela frase de João Pessoa "A luz que ilumina também pode cegar" fez eu ficar com mas voltade ainda de mim tornar um engenheiro e ser um bom profissinal
Parabens tudo de bom
abraços!!!!!!!1
Independente da profissão todos tem responsabilidade social e devem utizar seus conhecimentos em prol do desenvolvimento da sociedade a qual fazem parte. A grande responsabilidade do ser humano consiste em saber discernir. O mundo espera que cada um de nós assuma esta importante tarefa do justo equilíbrio, para que tantos anos de estudo e preparo façam sentido e possam ser concretizados.
ResponderExcluirOs engenheiros tem o poder de fazer coisas benéficas e não benéficas para a sociedade. O caminho que cada um ira decidir ‘’seguir’’ depende do seu caráter, do seu conhecimento.
ResponderExcluirEssa profissão, deve focar o melhor para a sociedade num todo, porem nem todos são corretos, e não a usam em prol da sociedade e do planeta.
Ser engenheiro não é apenas frequentar as aulas e pegar o "canudo" no fim de 5 anos, tem muita responsabilidade envolvida e muito estudo e pesquisa também. O texto é claro e feliz quando comenta que a prática da leitura é importante para o desenvolvimento de habilidades. E estas habilidades devem ser usadas com inteligência para o bem da sociedade a fim de não "infernizar" os cidadãos que tanto necessitam deste profissional. Tomem cuidado com o que leiem na internet, tem muita "baboseira" por aí, e o bom profissional tem que saber discernir o certo do errado. Abraços
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDe fato a engenharia em si pode trazer muitos benefícios para o mundo, mas também pode com isso gerar consequências negativas a população.Devemos também citar que em todas as áreas de conhecimento isso acontece, não apenas com a engenharia, por isso devemos considerar que a ética, hoje em dia, é um fator primordial para que o profissional contribua de forma positiva com a sociedade.
ResponderExcluirApesar de toda a informaçao e capacidade que o ser humano tem, muitos parecem se eximir das responsabilidades. Nao so o engenheiro mas qualquer profissional tem responsabilidade de fazer o que é certo com relaçao ao bem comum. Porem, com o capitalismo exacerbado a racionalidade, que leva em consideraçao o coletivo, no ser humano é diminuida e a epatia é esquecida.
ResponderExcluirParabens professor pelo direcionamento que você faz, para que possamos refletir sobre o tema proposto.
A engenharia surgiu para facilitar a vida do ser humano.
ResponderExcluirSe pararmos para pensar, tudo o que esta a ser construído tem um desenho, por mais simples que seja, más tem desenho, para que o fabricante possa entender melhor o que vai construir.
Os engenheiros e cientistas facilitaram sim, e muito a nossa vida, pois, antigamente as pessoas passavam muito trabalho para realizar coisas que hoje fazemos com maior facilidade.
Más, como dizia FERNANDO PESSOA, "A luz que ilumina também pode cegar". Pois existe milhares de cientistas e engenheiros que ao invés de facilitar a vida do ser humano, está destruindo, construindo bombas atômicas por exemplo, usando o seu talento e seu conhecimento para destruir sua própria vida, com isso temos que ter mais engenheiros e cientistas com capacidade e habilidade de desenvolver maneiras e técnicas de nos proteger dessas tais "fabricações".
As pessoas devem usar a tecnologia em prol da sociedade e nao explorar os malefícios que as mesmas podem trazer ao ser humano.
ResponderExcluirJean, Leandro, Jhonatan.
Todo e qualquer conhecimento pode ser utilizado primeiramente em favor das necessidades daquele que o possui. O engenheiro é o possuidor deste conhecimento, e ele funcionará como uma ferramenta para alguém/algo com poder suficiente para comprar seu trabalho seja para o que for, dentro das ideologias de cada um.
ResponderExcluirHumberto Leonardo da Silva
A frase do texto “A luz que ilumina também pode cegar" explica que uma invenção de um cientista pode ser usada para o bem ou para o mal.
ResponderExcluirEu espero que cada país coloque no poder o presidente que sabe ajudar e antes de agredir uma população, tente resolver o problema infinitas vezes.
Que a humanidade um dia consiga viver em completa harmonia!
Felipe Ribeiro Barreiros.
Voce sendo um engenheiro pode adquirir grandes conhecimentos, geralmente usado para o bem da sociedade e com a capacidade de fazer com que o mundo se desenvolva rapidamente. responsabiladade é uma grande virtude de um engenheiro e como nem todos pensam dessa maneira, o grande conhecimento que um engenheiro pode adquirir, nem sempre vem para o bem da sociedade.
ResponderExcluirLucas Gonçalves de Sousa
Qualquer profissional tem em suas mãos a responsabilidade de administrar e colocar em prática seus conhecimentos e na engenharia não poderia ser diferente, por isso existem leis que prevêem pena e até mesmo a cassação do CREA para aquele que foge de seu compromisso maior, o bem estar de toda sociedade. No meu ponto de vista sempre haverá um lado bom e um ruim, dependerá do ângulo de vista de cada um.
ResponderExcluirCamila Antunes Martins
O engenheiro nos dias de hoje, tem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Por isso, informação e conhecimento se tornam ótimos parâmetros para se chegar em um bem comum, ou seja, ética profissinal. Sem dúvidas que em futuro próximo a ética será indispensável em qualquer profissaõ ou projetos, e procurar sempre manter-se informado e atualizado em todos os contextos.
ResponderExcluirIngo Gonçalves
Ao ler o texto, pode-se inferir que durante a formação de um engenheiro, ou até mesmo de um cientista, não existe uma espécie de 'receita' que os fará tomar decisões acertadas sobre o uso do conhecimento científico produzido. Contudo, é fato que essa habilidade pode ser desenvolvida através de leituras que nos farão, inclusive, filtrar informações relevantes, no que tange às contantes matérias e artigos publicados na internet.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTudo tem seu lado bom e ruim, vou citar como exemplo, o sistema de encanamentos para fácil acesso a água. Lado bom pelo motivo de abrir uma torneira e a água sair facilmente, sem nenhum esforço. Lado ruim porque não damos valor para a água, de tão fácil acesso, e assim ela acabará em pouco tempo. Se tivéssemos que andar 5 km para pegar 2 baldes de água, daríamos muito mais valor para ela.
ResponderExcluirInteressante seu ponto de vista Zanela.
ResponderExcluirMuito Bom O Texto...
ResponderExcluirFelipe Da Silva Cuellar !
Não podemos apenas pensar em nossa própria realização e esquecer do progresso e prosperidade para nossa humanidade. Precisamos ter ambições amplas o suficiente para incluir as aspirações e necessidades dos outros,isso pelo bem deles e pelo nosso próprio.Somos instrumento de criação, mas não podemos ser um mecanismo competente de destruição.
ResponderExcluirJuliane Karwoski Zim
¨ERNEST SCHUMACKER¨ era e pensava como economista. O conhecimento é fruto de trabalho árduo e transmitido para futuras gerações através da palavra escrita. A prática desse conhecimento independe de seus criadores.
ResponderExcluirAssim como no texto, a gente tem que realmente filtrar o conhecimento, e saber o que é certo e o que é errado para se aplicar na prática.
ResponderExcluirÓtima postagem, abraço.
Lion de Abreu Corrêa
Realmente, concordo com o Zanela. O que vem fácil, a grande maioria não valoriza. Nem tudo que se sabe, se aplica. Estudamos com o intuito de sermos o futuro da nossa geração. Isso se aplica em um sentido amplo da palavra. Uns buscam um mundo melhor, outro uma situação melhor de vida e assim sucessivamente. E cada passo que damos influencia um meio. Porque pessoas ao nosso redor são atingidas diretamente ou indiretamente. Por ex: Um engenheiro que administra uma obra é responsável pela obra e por sua equipe. O futuro de cada um depende da forma que eles canalizam seus objetivos. O que as pessoas precisam entender, é que em uma sociedade, tudo o que se faz, reflete em outras pessoas. É preciso deixar de lado a preguiça e atividades que não levam a fins promissores e botar em pratica atitudes de pessoas responsáveis e maduras. É preciso ler, estudar, correr... É preciso deixar de lado a visão de diversão e pensar mais no futuro que nos rodeia de uma forma mais coerente.
ResponderExcluirLuanna Mayara Fabricio 1 período de Eng.Civil
É por tais motivos que sou a favor da idéia: se faz o que se gosta de fazer! Penso que escolher uma área só porque vai te retribuir financeiramente não é o correto. Claro que todos pensamos no fato de sermos “bem” retribuídos, porém quando a área não lhe é nem um pouco agradável, no futuro, seu serviço também não será nem um pouco agradável, nem pra você e nem para as pessoas que fizerem uso dele, no caso da engenharia. E se não for agradável, sua retribuição também não será. Porque não é nenhum tipo de brincadeira, a realidade é que temos que ter na consciência que somos parte de um todo, e que o que fizemos vai afetar vidas alheias e vice-versa. Engenheiro bom é aquele que constrói com gosto e não mede esforços para abrir um sorriso quando olha para seus projetos realizados com sucesso. E para seguir tal área tecnológica tem que aprender, não basta ir levando na besteira, pois pra conduzir uma obra é preciso saber o que esta fazendo, e por isso acho que na hora de aprender o interesse é mais do que necessário.
ResponderExcluirGabriela Effting 1 período de Eng.Civil
Concordo Gabi, tudo que se faz com gosto, se faz bem feito. Mas isso tambem podemos jogar a responsabilidade para os pais. Alguns implicam aos seus filhos a optarem por cursos que eles determinam. Ai que nascem profissionais frustrados. Mas é claro que vai de cada um. Existem pessoas que se jogarem uma pedra, se revoltam contra o mundo e desistem .Já outros, quanto mais pedra jogarem melhor, para o castelo que estão construindo.
ResponderExcluirluanna M.F.
Engenheiros deveriam utilizar seus conhecimentos visando o bem da sociedade,que muitos ainda não dão o devido valor a profissão.Muitos a escolhem como uma profissão que vai gerar muitos lucros,sem ao menos gostar com oque vão trabalhar,assim concordo com a Luanna no ponto de gerar profissionais frustados.
ResponderExcluirBons engenheiros não se importam se a obra vai lhes dar muita dor de cabeça,mais sabem que no final,teram ajudado muitas pessoas com seu conhecimento e esforço,que foram adquiridos atraves de anos de estudo e dedicação.Assim como devemos dar valor as facilidades que eles trouxeram,devemos dar valor aos proprios profissionais.
Marina Lapa Viana
De fato a engenharia trouxe vários benefícios à sociedade e em contra mão trouxe também armas de destruição em massa, principalmente no período correspondente a guerra fria, onde foram criados vários mísseis poderosos e as famosas bombas: atômica e de Hidrogênio. Que nos possibilitaram “avançar tecnologicamente”, criarmos usinas nucleares, utilizarmos átomos radioativos na medicina e mais. Como citado no texto “a luz que ilumina também pode cegar” dependera de nós fazermos o uso correto.
ResponderExcluirMiguel Luiz Coleho
verdade Luanna, é triste ver que em pleno século XXI ainda existem pais que obrigam seus filhos a seguir determinada área, fazendo assim, com que eles se revoltem contra seu futuro trabalho. Hoje em dia é muito difícil uma pessoa não se dar bem com estudo superior completo, sendo qual for o curso escolhido. Se nos esforçarmos, qualquer área tem uma retribuição capaz de nos sustentar, basta correr atrás de nossos ideais e valorizar nossos princípios acima de tudo. Assim, o sucesso é garantido em qualquer profissão.
ResponderExcluirGabriela Effting
concordo com a opnião do autor do texto
ResponderExcluirporque nao adianta apenas formarmos profissionais capacitados
o bom realizamento das atividades vai da cabeça de cada um
de um senso etico e profissional
mas quem garante que todos pensarao assim.
Tudo o que foi construído e tudo o que é projetado é feito para tentar facilitar a nossa vida, sendo ela boa ou ruim, o que podemos dizer é que eles procuram facilidade. O engenheiro tem um poder, que é projetar e realizar estruturas de todos os tipos e tamanhos, mas se ele vai usar esse poder para o bem não se sabe. Isso vai depender da educação e da formação que ele recebeu.
ResponderExcluirO correto seria agradar a todos, mas não podemos, porque de certo modo tudo que é construído afeta alguém de alguma forma. Na verdade podemos tentar fazer o bem, mas nem sempre conseguimos, porque não podemos agradar todos ao mesmo tempo.
RAMON BAUMANN
Nesse estágio todos ja tem uma opiniao formada, uma personalidade e cabe a nós decidir oque é certo.
ExcluirPara qualquer lugar que se olhe nós temos comportamentos semelhantes ao citado no texto, um advogado defendendo um réu culpado é um exemplo comun.
Nós somos humanos e longe da perfeição, jamais será possivel que todas as grandes mentes da engenharia ou de qualquer outra profissão nos tragam somente benefícios, o conhecimento é ferramenta para qualquer tipo de ação, cabe a nós filtra-la.